quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

legumes

Vou fazer ratatouille !

Usei esta receita que vi referida em vários sites:

Ingredientes: 1 beringela grande, 1 courgette grande, 1 cebola média, 1 pimento vermelho, 2 tomates grandes, 1 dente de alho, 2 colheres de sopa de azeite, 1 folha de louro, alguns ramos de: rosmaninho fresco, salva e tomilho, sal, pimenta moída na ocasião, 1 pitada de açúcar.

Comece por lavar a beringela e corte-a em rodelas de 2,5cm, corte cada rodela ao meio, a courgette deve ser lavada e cortada em rodelas de 2,5cm. Ponha agora tudo dentro duma taça e polvilhe generosamente com sal, com um prato do mesmo tamanho pressione-os e coloque pesos em cima. Deixe-os estar durante cerca de uma hora. O sal irá retirar qualquer amargo juntamente com o excesso de humidade. Entretanto corte a cebola grosseiramente. Retire as sementes do pimento e corte-o também. Pele os tomates, corte-os em quartos e retire as sementes. Frite a cebola e o dente de alho no azeite em lume brando numa caçarola grande durante uns 10 minutos, depois junte o pimento. Seque os bocados de courgette e de beringela com papel de cozinha e adicione-os à caçarola. Em seguida, junte a salva e o rosmaninho picados grosseiramente e as folhas de tomilho, tempere com sal e pimenta. Mexa bem. Deixe então cozer lentamente tapado durante 30 minutos. Adicione o tomate fresco cortado grosseiramente. Confira os temperos e deixe cozinhar mais 15 minutos destapado.

Já alguém esperimentou a receita de ratatouille no forno como aparece no filme? Estou tentada a experimentar...


sábado, 21 de fevereiro de 2009

Legumes

Uma receita ligeira à base de legumes:

Chop Suey de vaca com legumes
Parti em pedaços pequenos alho francês, bróculos, cenoura e courgete, juntei um pequeno pedaço de gengibre fresco em cubinhos. Levei a salter no wok em azeite, juntei um pouco de caldo de legumes, tapei o wok e deixei cozinhar uns minutos. Juntei um bife de vaca fino cortado em tirinhas e salteei com o wok destapado. No final temperei com flor de sal, pimenta preta moída e molho de soja. Já no prato cobri um rebentos crus de bróculos, os que tinha no frigorífico.

O Chop Suey, tão vulgar nos restaurantes chineses, parece não ser um prato da cozinha tradicional chinesa mas o resultado de uma fusão do gosto chinês e americano. É uma receita muito prática, agradável e pouco calórica, óptima para dar uso aos restos dos legumes.



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

risotto

risotto de cogumelos
ingredientes: uma cebola média ou algumas chalotas, azeite, vinho branco, caldo de legumes bio, arroz carnarolli ou arbório (arroz para risotto), cogumelos chitaque ou castanhos ou portobelos, sal e pimenta, queijo parmigiano reggiano.

Como faço: pico a cebola ou chalota e refogo ligeiramente, junto os cogumelos laminados ou em pedaços pequenos, refogo mais um minuto, junto o arroz, mexo e deixo refogar um pouco, molho com um golo de vinho branco. À parte ponho a ferver o caldo num tacho (água com meio cubo de caldo de legumes e uma pitada de sal). Vou deitando conchas de caldo no arroz, uma de cada vez, e vou mexendo. À medida que o líquido vai sendo absorvido vai-se juntando mais uma concha. Nunca se deixa secar. Vou provando o arroz para verificar a cozedura. Quando o arroz está cozido, ligeiramente al dente, retiro do lume, junto uma noz de manteiga, ralo o queijo por cima e um pouco de pimenta preta. O queijo é depois envolvido no arroz.

Truques:
1. A qualidade dos ingredientes: o queijo é mesmo parmigiano reggiano ralado na altura, os cogumelos são bio, o vinho é de beber.
2. O risotto é cioso de atenção, não deve ser abandonado enquanto está a cozer e não gosta de esperar, deve ser servido imediatamente.

Esta é uma receita básica de risotto e o meu favorito, depois são possíveis todas as variações, ao critério e gosto do cozinheiro e dos comensais. Sugiro que se usem ingredientes da estação. Não tarda estão aí os espargos.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

abóbora

Inspirada por uma recita que vi no blog "nouvelle cuisine" fiz esta sopa com um dos meus ingredientes favoritos:

sopa de abóbora assada
Descasquei uma fatia de abóbora, cortei em pedaços pequenos e coloquei a assar no forno, num tabuleiro com umas pedrinhas de sal e um fio de azeite. Piquei cebola que refoguei em óleo de milho e especiarias (gengibre bastante e uma pitada de caril) em lume muito brando para não fritar, deixei que a cebola amolecesse e as especiarias libertassem o aroma. Juntei a abóbora depois de assada, cobri com caldo de legumes e cerca de 1 dl de leite de coco. Ferveu mais cerca de 20 minutos, triturei e passei pelo passador chinês. Polvilhei com coentros picados. Ficou doce, aromática e ligeiramente picante, bem mais rica de sabores e aromas que a sopa de abóbora vulgar.


domingo, 1 de fevereiro de 2009

bolo de maçã

bolo de maçã
1 chávena e meia de açúcar, 4 ovos, 2 chávenas de farinha, 1 colher de chá de fermento, 1/4 de chávena de óleo, 2/4 de chávena de leite, 3 ou 4 chávenas de maçã reineta aos pedacinhos, meia chávena de nozes ao pedacinhos, meia chávena de passas, pitada de sal, canela, gengibre
Bati os ovos com o açucar muito bem, misturei o óleo e o leite, envolvi a farinha Juntei a maçã, as nozes, uma parte das passas, a canela e o gengibre, uma colher de chá de cada, e envolvi. Deitei numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal, polvilhei com açúcar e passas e levei ao forno para cozer. Também fica bem numa forma quadrada para depois cortar aos quadrados.

Esta receita roubei-a à Sandra, reduzi o açúcar da receita dela, substituí uma parte do óleo por leite e aumentei a quantidade de maçã. Ficou um bolo agradável e bastante ligeiro.