quarta-feira, 19 de outubro de 2011

sopa de abóbora com laranja

Transcrevo a receita tal como a copiei não me recordo de onde.

Suar 60g de alho francês, 1 dente de alho, 1 talo de aipo, 10g de gengibre e 30g de chalota em manteiga e azeite, sem deixar ganhar cor, durante 10 minutos. Juntar 500g de abóbora e sumo de 1 laranja, cobrir com 1/4 de litro de água e 3/4 de caldo de galinha. Cozer até amaciar e triturar.

Pode-se dispensar a manteiga e substituir a chalota por cebola. O caldo procuro ter caseiro ou uso de cubo biológico, mas claro que a sopa pode ser feita só com água.

Bom apetite!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

lasanha de beringela

ingredientes (para 4 pessoas)
beringelas (3)
carne picada (600g)
cebola (1)
tomate (2-3)
azeite (1 dl)
molho béchamel (4 dl.)
queijo parmesão (para ralar)
sal, pimenta, ervas

faço assim
Fatio as beringelas longitudinalmente em fatias de cerca de 1 cm de espessura, polvilho com sal e deixo repousar.
Pico a cebola para um tacho, deixo refogar um pouco, junto a carne picada e vou mexendo até estar passada e solta, junto um pouco de vinho tinto e deixei cozinhar mais um pouco, juntei o tomate picado e deixei cozinhar mais cerca de 20 m., mexendo de vez em quando e se necessário, se começar a pegar, juntar um pouco de água ou de caldo, no fim tempero com sal, pimenta preta ervas (tomilho e salsa).
À parte preparo o molho béchamel ou, se não tiver muito tempo, abro o pacote do béchamel.
Entretanto, após pelo menos 20 minutos as beringelas são passadas por água e colocadas sobre um pano para secar e depois são grelhadas numa grelha ou frigideira anti-aderente cerca de 2 ou 3 minutos de cada lado.
Para montar o prato deito um pouco de azeite numa assadeira, coloco uma camada de beringela, carne por cima e um pouco de bechamél, ralo um pouco de queijo em cima, nova camada de beringela, carne, bechamél e queijo, termina com beringela, coberta com uma boa camada de bechamél e polvilhada de queijo. Vai ao forno até estar dourado.

Esta lasanha de beringela é também uma das variantes que tenho encontrado da receita de "moussaka". Já fiz algumas vezes e foi sempre muito apreciada, servida com uma bela salada de alface temperada com azeite e vinagre balsâmico.

domingo, 9 de outubro de 2011

caviar de beringelas

Este caviar é delicioso, e económico, e ecológico, e pouco calórico.

ingredientes:
beringelas
azeite
azeitonas pretas descaroçadas
alecrim e tomilho frescos
sal e pimenta preta

confecção:
Abrir as beringelas ao meio longitudinalmente, fazer incisões na polpa e polvilhar com sal, deixar repousar 20 minutos, depois passar por água e escorrer; colocar no forno, numa assadeira, polvilhadas com tomilho e alecrim e regadas com um pouco de azeite e deixar assar até ficarem macias, podem ser cobertas com prata; retirar a polpa da beringela e picar grosseiramente; colocar a polpa numa taça, misturar azeitonas picadas, temperar com sal (pouco) e pimenta preta, envolver com azeite; colocar no frigorífico umas horas antes de servir.
Esta pasta de beringelas é óptima em tostas ou torradas.