segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sericaia

Tal como me foi enviada pelo Jerónimo:


Uma receita do Sericá ou Sericaia que cá por casa é muito requisitado pelo natal.
Há quem diga que veio dos orientes, da Índia, e outros do Brasil, não sei. Parece que dois conventos se dedicavam a ele, o convento das Chagas de Vila Viçosa e o convento das Clarissas de Elvas e que um o baptizou de sericaia e o outro de sericá. De qualquer forma é coisa que veio de longe.

A receita é mais ou menos a que está no livro da Maria de L. Modesto.
Ingredientes:
12 ovos
500 gr açúcar (eu aqui corto um bocado)
1 lt leite
150 gr farinha s/fermento
1 pau de canela
1 casca de limão
sal
canela em pó

Confecção:
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme cremoso :).
Dissolve-se separadamente as 150gr de farinha com o leite (este é previamente fervido com um pau de canela e casca de limão e sal). Depois junta-se ao leite o creme de gemas e açúcar mexendo sempre até estar tudo bem mexido (bem, isto está com muitas redundâncias..)
Leva-se a lume brando a engrossar mexendo sempre para não pegar, e deixa-se engrossar até começar a ver o fundo ao tacho.
Bate-se as claras em castelo bem firmes e junta-se com cuidado á preparação anterior. Tira-se a casca limão e o pau de canela. Deixar repousar até ficar morno.
Depois num prato de barro ou outro de ir ao forno, deita-se o doce em tiras cruzadas, polvilha-se bem com canela em pó e vai ao forno a coser. Dizem que o forno tem de estar muito quente (antigamente era feito no forno do padeiro, único que tinha a temperatura adequada ) mas para mim resulta melhor se não estiver mesmo no máximo, aí pelos 180º. O deitar o doce cruzado é que faz com que fique com aquelas gretas abertas. Quando começa a abrir retiro do forno.

Serve-se tradicionalmente com ameixas de Elvas e a sua calda de açúcar mas costumo inovar com outras  conjugações...

É um bocado trabalhoso mas há quem diga que vale a pena ...

domingo, 1 de janeiro de 2012

esparguete com frutos do mar

ingredientes
uma embalagem de mariscada (usei gelpeixe); esparguete (usei de espelta); 2 dentes de alho; uma cebola roxa; azeite, sal, louro, malagueta; rúcula selvagem e limão.

fiz assim
Piquei bem a cebola e o alho e refoguei em azeite junto com uma malagueta e uma folha de louro, num wok; cozi al dente o esparguete com um fio de azeite e uma folha de louro e reservei; juntei o marisco descongelado ao refogado, juntei um pouco de água da descongelação do marisco, deixei cozinhar cinco minutos; retirei o marisco com uma escumadeira e reservei deixando o molho no wok, envolvi o esparguete no molho, deixei uns instantes ao lume para aquecer, coloquei o marisco e envolvi. Servi com gomos de limão e rúcula.


Ficou muito bom! A repetir.