Avançar para o conteúdo principal

sargo

Há umas semanas o Francisco ofereceu-me um sargo fresquinho e congelado, pescado por ele. Este sábado ao almoço foi altura de saltar do gelo para o forno.

Sargo no sal com molho de amêndoa
Um peixe fresco inteiro, lava-se mas não se arranja, coloca-se num tabuleiro, em cima de uma cama de sal e coberto completamente com sal. Usa-se cerca de 1,5k de sal. Vai ao forno durante cerca de 30 minutos, mais ou menos, dependendo do tamanho do peixe. Eu apago o forno quando sinto o cheiro do peixe assado e o sal apresenta uma ligeira crosta. Retira-se o tabuleiro do forno, quebra-se a crosta do sal com uma colher e retira-se com cuidado o peixe, afastando o sal. Coloco-o depois numa travessa inteiro.

Servi acompanhado com legumes cozidos: raminhos de couve-flor, de bróculos e batatinhas.

Para o molho esmaguei num almofariz um dente de alho e algumas amêndoas em miolo, um raminho de salsa picada, uma pitada de sal grosso e pimenta preta moída. Depois de fazer uma pasta juntei azeite, umas gotas de sumo de limão e misturei.

Acompanhou com um tinto excelente das terras do sado que, talvez por ser uma zona de salinas, tudo tornou harmonioso. Foi um almoço óptimo!

Junto uma ilustração do Pedro Salgado, que inaugura esta semana uma exposição na escola António Arroio. Um sargo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bacalhau fresco grelhado com puré

Ingredientes: Filetes de bacalhau fresco, alho, sal, pimenta, sumo de limão, azeite, oregãos, picante (Segredo das Deusas); Batata, aipo de cabeça, leite, manteiga, sal, noz moscada. Fiz assim: Temperei os filetes com alhos laminado, sumo de limão, sal e pimenta, com 20m de antecedência e grelhei. Atenção, este peixe é delicado, a grelha antiaderente deve levar um pouco de gordura e bastam uns minutos de cada lado. Fiz o puré, que leva cerca de 2 terços de batata para um terço de aipo. No final o peixe é temperado com um fio de azeite, sumo de limão, oregãos e uns pingos de molho  picante, empratado com o puré num aro. (foto roubada na net, o meu peixe desfez-se na grelha...)
 cheesecake de mirtilos 250g de mirtilos polvilhados com açúcar, vão 10 m ao forno até abrirem. Para a base: misturar bolacha esmagada (200g) com manteiga (100g), usei bolacha torrada mas a receita pede biscoff. Para o creme, misturar bem: 250g de mascarpone, 450g de quark, 100g de açucar amarelo, 2 ovos e uma gema, 2 c/s de amido de milho, sumo e raspa de um limão pequeno. Começar por colocar os mirtilos no forno, forrar a base da forma com papel vegetal e colocar a base de bolacha só no fundo, encher com metade do creme, espalhar parte dos mirtilos e colocar o restante creme. Vai ao forno não muito alto por 40 m. Depois de retirar colocar por cima os restantes mirtilos. Deixar arrefecer completamente antes de desenformar. Testado e aprovado! Provavelmente fica bem com morangos ou com frutos vermelhos congelados. https://www.olivemagazine.com/recipes/baking-and-desserts/blueberry-cheesecake-with-speculoos-crust/

massa quebrada para tartes

 150g de farinha de espelta 35g de azeite 70g de água sal misturar os ingredientes numa taça; transferir para a bancada enfarinhada e amassar até a massa ficar lisa, esticar com o rolo da massa até ter um círculo com cerca de 30 cm; enrolar no rolo e transferir para a forma; aparar e picar, cobrir com feijões e levar ao forno 10 m a cosedura de 10 minutos é boa para quiches ou outras em que o recheio é húmido e tem que cozinhar; para recheios crus cozinhar completamente por mis 7 minutos sem os feijões; para recheios mais secos não precisa de cozedura prévia. receita e foto  daqui .