Avançar para o conteúdo principal

risotto

risotto de cogumelos
ingredientes: uma cebola média ou algumas chalotas, azeite, vinho branco, caldo de legumes bio, arroz carnarolli ou arbório (arroz para risotto), cogumelos chitaque ou castanhos ou portobelos, sal e pimenta, queijo parmigiano reggiano.

Como faço: pico a cebola ou chalota e refogo ligeiramente, junto os cogumelos laminados ou em pedaços pequenos, refogo mais um minuto, junto o arroz, mexo e deixo refogar um pouco, molho com um golo de vinho branco. À parte ponho a ferver o caldo num tacho (água com meio cubo de caldo de legumes e uma pitada de sal). Vou deitando conchas de caldo no arroz, uma de cada vez, e vou mexendo. À medida que o líquido vai sendo absorvido vai-se juntando mais uma concha. Nunca se deixa secar. Vou provando o arroz para verificar a cozedura. Quando o arroz está cozido, ligeiramente al dente, retiro do lume, junto uma noz de manteiga, ralo o queijo por cima e um pouco de pimenta preta. O queijo é depois envolvido no arroz.

Truques:
1. A qualidade dos ingredientes: o queijo é mesmo parmigiano reggiano ralado na altura, os cogumelos são bio, o vinho é de beber.
2. O risotto é cioso de atenção, não deve ser abandonado enquanto está a cozer e não gosta de esperar, deve ser servido imediatamente.

Esta é uma receita básica de risotto e o meu favorito, depois são possíveis todas as variações, ao critério e gosto do cozinheiro e dos comensais. Sugiro que se usem ingredientes da estação. Não tarda estão aí os espargos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bacalhau fresco grelhado com puré

Ingredientes: Filetes de bacalhau fresco, alho, sal, pimenta, sumo de limão, azeite, oregãos, picante (Segredo das Deusas); Batata, aipo de cabeça, leite, manteiga, sal, noz moscada. Fiz assim: Temperei os filetes com alhos laminado, sumo de limão, sal e pimenta, com 20m de antecedência e grelhei. Atenção, este peixe é delicado, a grelha antiaderente deve levar um pouco de gordura e bastam uns minutos de cada lado. Fiz o puré, que leva cerca de 2 terços de batata para um terço de aipo. No final o peixe é temperado com um fio de azeite, sumo de limão, oregãos e uns pingos de molho  picante, empratado com o puré num aro. (foto roubada na net, o meu peixe desfez-se na grelha...)
 cheesecake de mirtilos 250g de mirtilos polvilhados com açúcar, vão 10 m ao forno até abrirem. Para a base: misturar bolacha esmagada (200g) com manteiga (100g), usei bolacha torrada mas a receita pede biscoff. Para o creme, misturar bem: 250g de mascarpone, 450g de quark, 100g de açucar amarelo, 2 ovos e uma gema, 2 c/s de amido de milho, sumo e raspa de um limão pequeno. Começar por colocar os mirtilos no forno, forrar a base da forma com papel vegetal e colocar a base de bolacha só no fundo, encher com metade do creme, espalhar parte dos mirtilos e colocar o restante creme. Vai ao forno não muito alto por 40 m. Depois de retirar colocar por cima os restantes mirtilos. Deixar arrefecer completamente antes de desenformar. Testado e aprovado! Provavelmente fica bem com morangos ou com frutos vermelhos congelados. https://www.olivemagazine.com/recipes/baking-and-desserts/blueberry-cheesecake-with-speculoos-crust/

massa quebrada para tartes

 150g de farinha de espelta 35g de azeite 70g de água sal misturar os ingredientes numa taça; transferir para a bancada enfarinhada e amassar até a massa ficar lisa, esticar com o rolo da massa até ter um círculo com cerca de 30 cm; enrolar no rolo e transferir para a forma; aparar e picar, cobrir com feijões e levar ao forno 10 m a cosedura de 10 minutos é boa para quiches ou outras em que o recheio é húmido e tem que cozinhar; para recheios crus cozinhar completamente por mis 7 minutos sem os feijões; para recheios mais secos não precisa de cozedura prévia. receita e foto  daqui .