Avançar para o conteúdo principal
Regras para a moderação alimentar:

Reduzir os hidratos de carbono.
Comer preferencialmente hidratos de carbono complexos e com índices glicémicos mais baixos (leguminosas, cereais integrais). O processo está explicado para leigos aqui.
Reduzir a ingestão de hidratos de carbono após o almoço.
Sopas sem batata nem cenoura para o jantar.
Bolos e doces só ocasionalmente.
Usar compotas sem açúcar ao pequeno almoço.
Não abusar da fruta.

Evitar a fome glicémica.
Comer com frequência, tendencialmente de 2 em 2 horas para evitar ataques de fome difíceis de saciar.
Usar snacks ligeiros para as refeições intermédias e que sejam práticos para comer em serviço: queijo fresco, iogurtes magros, gelatinas, rolinhos de queijo e fiambre com alface...

Reduzir as gorduras.
Usar queijo e iogurte magros.
Não exagerar no azeite.
Eliminar fritos, pastéis folhados e empadas, batatas fritas ...

Manter o prazer de comer e de cozinhar.
Quebrar as regras em situações especiais.
Inventar novas formas de usar legumes, experimentar novas combinações e temperos.
Preparar pratos "mistos" ao jantar, pratos aos quais seja fácil juntar a parte de hidratos de carbono para a família.

Comentários

  1. E beber bastante... chás, infusões, limonadas - tudo sem açúcar.
    E água também, se se apreciar!
    O vinho e a cerveja, só nas tais ocasiões especiais - uma ou duas vezes por semana.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Bacalhau fresco grelhado com puré

Ingredientes: Filetes de bacalhau fresco, alho, sal, pimenta, sumo de limão, azeite, oregãos, picante (Segredo das Deusas); Batata, aipo de cabeça, leite, manteiga, sal, noz moscada. Fiz assim: Temperei os filetes com alhos laminado, sumo de limão, sal e pimenta, com 20m de antecedência e grelhei. Atenção, este peixe é delicado, a grelha antiaderente deve levar um pouco de gordura e bastam uns minutos de cada lado. Fiz o puré, que leva cerca de 2 terços de batata para um terço de aipo. No final o peixe é temperado com um fio de azeite, sumo de limão, oregãos e uns pingos de molho  picante, empratado com o puré num aro. (foto roubada na net, o meu peixe desfez-se na grelha...)
 cheesecake de mirtilos 250g de mirtilos polvilhados com açúcar, vão 10 m ao forno até abrirem. Para a base: misturar bolacha esmagada (200g) com manteiga (100g), usei bolacha torrada mas a receita pede biscoff. Para o creme, misturar bem: 250g de mascarpone, 450g de quark, 100g de açucar amarelo, 2 ovos e uma gema, 2 c/s de amido de milho, sumo e raspa de um limão pequeno. Começar por colocar os mirtilos no forno, forrar a base da forma com papel vegetal e colocar a base de bolacha só no fundo, encher com metade do creme, espalhar parte dos mirtilos e colocar o restante creme. Vai ao forno não muito alto por 40 m. Depois de retirar colocar por cima os restantes mirtilos. Deixar arrefecer completamente antes de desenformar. Testado e aprovado! Provavelmente fica bem com morangos ou com frutos vermelhos congelados. https://www.olivemagazine.com/recipes/baking-and-desserts/blueberry-cheesecake-with-speculoos-crust/

massa quebrada para tartes

 150g de farinha de espelta 35g de azeite 70g de água sal misturar os ingredientes numa taça; transferir para a bancada enfarinhada e amassar até a massa ficar lisa, esticar com o rolo da massa até ter um círculo com cerca de 30 cm; enrolar no rolo e transferir para a forma; aparar e picar, cobrir com feijões e levar ao forno 10 m a cosedura de 10 minutos é boa para quiches ou outras em que o recheio é húmido e tem que cozinhar; para recheios crus cozinhar completamente por mis 7 minutos sem os feijões; para recheios mais secos não precisa de cozedura prévia. receita e foto  daqui .