Avançar para o conteúdo principal

Broa de milho com grelos

Excelente acompanhamento para carnes assadas ou bacalhau na canoa. Para 4 pessoas, desde que conjugue com um outro acompanhamento (por ex.: batatinhas à murro, no caso do bacalhau; cenouras estufadas, no da carne).

Ingredientes:
750gr de grelos de nabo
1 Broa de milho
2/3 Dentes de alho
Azeite (q.b.)
Vinagre (q.b.)
Sal e pimenta a gosto

Confecção
Cozem-se os grelos (previamente lavados e excluídos os talos mais grossos) em água a ferver temperada com sal, durante cinco minutos. Ao mesmo tempo, esfarela-se o miolo da broa de milho, rejeitando a côdea. Escorrem-se bem os grelos e cortam-se miudamente, reservando. Picam-se os alhos e alouram-se num pouco de azeite, em lume brando. Juntam-se os grelos envolvendo-os muito bem no azeite. Agrega-se o miolo da broa, mexendo bem para não pegar, após o que se vai juntando um pouco da água da cozedura dos grelos, envolvendo muito bem todos os ingredientes até se obter uma massa homogénea e relativamente compacta. Fora do lume, tempera-se com sal fino e pimenta a gosto e deita-se um jorro de vinagre. Mexe-se muito bem e serve-se. Se quisermos preparar este acompanhamento com antecipação, colocamos, depois de pronto, num recipiente de ir ao forno e aquecemo-lo, deste modo, em forno espevitado, durante alguns minutos, o que lhe permite criar uma crosta muito agradável.
Nota: Se a côdea da broa for estaladiça e retirada com arte, pode apresentar-se à mesa em pedaços, para barrar com manteiga e acompanhar um bom vinho tinto antes da refeição.

Esta é uma receita da Guiomar. Não provei, mas só pode ser deliciosa como tudo o que cozinha, com talento e amor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bacalhau fresco grelhado com puré

Ingredientes: Filetes de bacalhau fresco, alho, sal, pimenta, sumo de limão, azeite, oregãos, picante (Segredo das Deusas); Batata, aipo de cabeça, leite, manteiga, sal, noz moscada. Fiz assim: Temperei os filetes com alhos laminado, sumo de limão, sal e pimenta, com 20m de antecedência e grelhei. Atenção, este peixe é delicado, a grelha antiaderente deve levar um pouco de gordura e bastam uns minutos de cada lado. Fiz o puré, que leva cerca de 2 terços de batata para um terço de aipo. No final o peixe é temperado com um fio de azeite, sumo de limão, oregãos e uns pingos de molho  picante, empratado com o puré num aro. (foto roubada na net, o meu peixe desfez-se na grelha...)
 cheesecake de mirtilos 250g de mirtilos polvilhados com açúcar, vão 10 m ao forno até abrirem. Para a base: misturar bolacha esmagada (200g) com manteiga (100g), usei bolacha torrada mas a receita pede biscoff. Para o creme, misturar bem: 250g de mascarpone, 450g de quark, 100g de açucar amarelo, 2 ovos e uma gema, 2 c/s de amido de milho, sumo e raspa de um limão pequeno. Começar por colocar os mirtilos no forno, forrar a base da forma com papel vegetal e colocar a base de bolacha só no fundo, encher com metade do creme, espalhar parte dos mirtilos e colocar o restante creme. Vai ao forno não muito alto por 40 m. Depois de retirar colocar por cima os restantes mirtilos. Deixar arrefecer completamente antes de desenformar. Testado e aprovado! Provavelmente fica bem com morangos ou com frutos vermelhos congelados. https://www.olivemagazine.com/recipes/baking-and-desserts/blueberry-cheesecake-with-speculoos-crust/

massa quebrada para tartes

 150g de farinha de espelta 35g de azeite 70g de água sal misturar os ingredientes numa taça; transferir para a bancada enfarinhada e amassar até a massa ficar lisa, esticar com o rolo da massa até ter um círculo com cerca de 30 cm; enrolar no rolo e transferir para a forma; aparar e picar, cobrir com feijões e levar ao forno 10 m a cosedura de 10 minutos é boa para quiches ou outras em que o recheio é húmido e tem que cozinhar; para recheios crus cozinhar completamente por mis 7 minutos sem os feijões; para recheios mais secos não precisa de cozedura prévia. receita e foto  daqui .