Avançar para o conteúdo principal

Lasanha Verde

Ando a brincar com um brinquedo novo: uma máquina de fazer massa fresca. A última experiência foi esta lasanha. Deliciosa, por acaso, mas bastante demorada.

Ingredientes:
Espinafres, farinha, ovos, azeite, carne de vaca, tomate fresco e em lata, mangericão, cebola, aipo, leite, margarina, sal, pimenta, noz moscada.

Como fiz:
Comecei por fazer a massa verde. Para tal segui a receita de um ovo para cada 100 gramas de farinha e substituí um ovo por uma chávena de espinafres cozidos e picados. Fiz com 500 gr. de farinha e juntei uma colher de azeite e uma pitada de sal. A massa tem que ficar bem amassada, até se tornar numa bola elástica e não colar às mãos. Talvez porque os espinafres não estavam bem escorridos, foi necessário juntar um pouco mais de farinha. Depois de amassada envolvi em película e foi descansar no frigorífico.

Depois fiz um molho de tomate. Coloquei 3 tomates pelados e limpos de sementes num tacho e juntei uma lata de tomate em pedaços. Deixei ferver e engrossar por cerca de 30 minutos. Juntei cebola picada refogada, deixei ferver um pouco mais. No fim juntei algumas folhas de mangericão, sal e pimenta e uma pitada de açucar. Triturei.

Para o molho de carne piquei cerca de 500 gr. de carne limpa de vaca, fritei em azeite, juntei cebola e um talo de aipo picados. Deixei cozinhar por algum tempo, temperei com sal e pimenta.

A massa saiu entretanto do frigorifico e foi passada na máquina para fazer as placas de lasanha. Foi uma tarefa delicada porque a massa estava bastante mole. Deixei as placas a secar um pouco sobre panos de cozinha enfarinhados.

De seguida foi a vez do béchamel, que fiz com margarina vegetal e que temperei com noz moscada e um pouco se sal.

Claro que tudo isto demorou tanto tempo que os convidados chegaram a horas de assistir à colocação das camadas. Molho de tomate no fundo do tabuleiro, camada de massa, camada de carne, camada de béchamel, camada de molho de tomate e assim sucessivamente. Fiz quatro camadas de massa. A última camada é de bechamél e deve ser abundante (o que sobrou). No fim polvilhei generosamente com parmiggiano ralado. Os restos de massa serviram para nos entreter enquanto a lasanha foi ao forno.

No forno médio demorou cerca de 45 minutos. Ficou linda e deliciosa.
Acompanhei com uma salada de alface e outra de rúcula, temperadas com azeite e balsâmico e o vinho foi um touriga nacional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bacalhau fresco grelhado com puré

Ingredientes: Filetes de bacalhau fresco, alho, sal, pimenta, sumo de limão, azeite, oregãos, picante (Segredo das Deusas); Batata, aipo de cabeça, leite, manteiga, sal, noz moscada. Fiz assim: Temperei os filetes com alhos laminado, sumo de limão, sal e pimenta, com 20m de antecedência e grelhei. Atenção, este peixe é delicado, a grelha antiaderente deve levar um pouco de gordura e bastam uns minutos de cada lado. Fiz o puré, que leva cerca de 2 terços de batata para um terço de aipo. No final o peixe é temperado com um fio de azeite, sumo de limão, oregãos e uns pingos de molho  picante, empratado com o puré num aro. (foto roubada na net, o meu peixe desfez-se na grelha...)
 cheesecake de mirtilos 250g de mirtilos polvilhados com açúcar, vão 10 m ao forno até abrirem. Para a base: misturar bolacha esmagada (200g) com manteiga (100g), usei bolacha torrada mas a receita pede biscoff. Para o creme, misturar bem: 250g de mascarpone, 450g de quark, 100g de açucar amarelo, 2 ovos e uma gema, 2 c/s de amido de milho, sumo e raspa de um limão pequeno. Começar por colocar os mirtilos no forno, forrar a base da forma com papel vegetal e colocar a base de bolacha só no fundo, encher com metade do creme, espalhar parte dos mirtilos e colocar o restante creme. Vai ao forno não muito alto por 40 m. Depois de retirar colocar por cima os restantes mirtilos. Deixar arrefecer completamente antes de desenformar. Testado e aprovado! Provavelmente fica bem com morangos ou com frutos vermelhos congelados. https://www.olivemagazine.com/recipes/baking-and-desserts/blueberry-cheesecake-with-speculoos-crust/

massa quebrada para tartes

 150g de farinha de espelta 35g de azeite 70g de água sal misturar os ingredientes numa taça; transferir para a bancada enfarinhada e amassar até a massa ficar lisa, esticar com o rolo da massa até ter um círculo com cerca de 30 cm; enrolar no rolo e transferir para a forma; aparar e picar, cobrir com feijões e levar ao forno 10 m a cosedura de 10 minutos é boa para quiches ou outras em que o recheio é húmido e tem que cozinhar; para recheios crus cozinhar completamente por mis 7 minutos sem os feijões; para recheios mais secos não precisa de cozedura prévia. receita e foto  daqui .