quarta-feira, 27 de outubro de 2010

risotto de morcela e grelos

Um risotto de sabor bem português.

Ingredientes: azeite; chalota ou cebola picada; arroz para risotto; vinho branco; grelos (usei congelados); morcela; sal e pimenta; caldo de legumes.

Confecção: refogar um pouco a chalota no azeite, juntar o arroz e deixar refogar um pouco, juntar um golpe de vinho branco e deixar evaporar mexendo, juntar os grelos. Pôr a ferver o caldo e ir juntando pouco a pouco ao risotto, mexendo e deixando absorver. Grelhar ligeiramente a morcela às rodelas numa frigideira antiaderente. Quando o risotto está quase  pronto, juntar a morcela esfarelada. Temperar com sal e pimenta. Comer imediatamente.

A receita base do risotto aqui.

Salmão com batata doce e grelos

Mais uma variação com salmão.

Ingredientes: lombos de salmão; azeite, alho, sal, gengibre em pó, vinagre balsâmico e molho de soja para temperar; bróculos e batata doce para acompanhamento.

Confecção: coloco o salmão num tacho e tempero com um pouco de sal, alho picado e gengibre em pó. Rego com um fio de azeite e vinagre balsâmico. Deixo cozinhar tapado alguns minutos em lume muito baixo, até o peixe estar cozinhado. Salpico com molho de soja e deixo apurar mais um minuto. Cozo os bróculos em raminhos e a batata doce em rodelas, sem deixar cozer demasiado. Sirvo o peixe regado com o molho acompanhado pelos legumes.

sábado, 9 de outubro de 2010

bolo de cenoura

ingredientes: 2 chávenas de açúcar, 4 ovos; 1/2 chávena de azeite ou óleo; 1/2 chávena de água de cozer as cenouras; 3 chávenas de farinha; 1 colher de chá de fermento; 3 chávenas de cenoura cozida, escorrida e esmagada; raspa de duas laranjas; pitada de sal; colher de chá de gengibre.

confecção: bater bem os ovos com açúcar, misturar os líquidos, envolver a farinha com o fermento delicadamente aos poucos depois de peneirada, juntar a cenoura, a raspa de laranja e o gengibre e o sal e misturar. Coze num tabuleiro quadrado ou noutro tipo de forma, forrado de papel vegetal, durante cerca de 40 minutos em forno médio.