quinta-feira, 21 de abril de 2011

Favas

Estou a fazê-las. Favas à minha maneira, copiadas claro, mas o que não é?

Ingredientes:
Favas, chouriço de favas, entrecosto aos pedaços pequenos, coentros, azeite, sal.

Faço assim:
Coloco as fava frescas num tacho, por cima o entrecosto e o chouriço, sal e água a cobrir as favas, rego com um fio de azeite, e ponho um molho de coentros por cima. Vai ao lume, brando cerca de uma hora. Corto o chouriço às rodelas e pronto!

As proporções são a gosto e dependendo dos comensais. Há quem sugira dois quilos de favas em vagem por pessoa, acho que isso é para grandes comilões, eu uso só um quilo, o entrecosto é magro e meio chouriço para duas pessoas. Acompanho com farta salada de alface. Só o cheiro já satisfaz!


domingo, 10 de abril de 2011

sopa de abacate

Uma sopa fria de abacate.

Ingredientes:
1 abacate, 1/2 cebola, 2,5 dl de caldo de galinha, gotas de sumo de limão, fio de azeite, sal, pimenta, gotas de molho inglês.

Fiz assim:
Fiz um caldo de galinha (melhor caseiro mas em cubo também resulta), juntei o abacate aos pedaços a cebola e os temperos. Bati bem com a varinha mágica e pronto, magia! Junto mais caldo se necessário, retifico os temperos, vai para o frigorífico e passado algum tempo está pronto a degustar. Fica bem com coentros finamente picados por cima.

sobremesa de laranja

Uma sobremesa de laranja à moda do CAM.

Ingredientes:
laranjas, açúcar, água

Fiz assim:
Para fazer uma calda de casca de laranja descasquei as laranjas retirando uma casca fininha, cortei em tirinhas finas e coloquei num tacho com água e açúcar, deixei ferver por cerca de 10 minutos. A quantidade de água e açúcar depende da quantidade e doçura da calda que se pertende. Uma chávena de água e duas colheres de açúcar por cada laranja é mais ou menos o que faço.
Depois retiro algum excesso de parte branca da laranja e corto-as em rodelas finas. Coloco a laranja numa taça e verto a calda por cima. Vai refrescar para o frigorífico.