quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

bolo núvem de bolacha com maracujá

A pedido um bolo de bolacha, mas que se quer ligeiro.

Ingredientes: um pacote de natas light para pastelaria; açúcar em pó, 3g. gelatina em pó. um pacote e meio de bolacha maria, café forte, 3 maracujás maduros.

Confecção: bati as natas até ficarem consistentes, juntei um pouco de açúcar e um pouco de sumo que espremi de um maracujá; juntei a gelatina préviamente hidratada em 3 colheres de sopa de água fria e dissolvida num pouco de água bem quente; fiz café forte; molhei cad bolacha no café e construi o bolo alternando bolacha e nats; barrei com o resto das natas e cobri com o sumo e sementes dos maracujás, por fim polvilhei com açucar em pó usando um passador; foi para o frigorífico por algumas horas.

Uma experiência a repetir, sabe tão bem bolo de bolacha sem demasiada culpa, acabou comido antes de fotografado, como de costume, a minha costela de fotógrafa tem que ser mais rápida. Mas ficou parecido com esta imgem que roubei deste blog.


domingo, 16 de janeiro de 2011

lasanha de peixe

Finalmente esta receita que estava para experimentar há tanto tempo e que se revelou absolutamente compensadora.

Ingredientes: massa fresca (ou seca), pescada, alho francês, cenoura, cougete, farinha, leite, mozarela, parmesão, azeite, sal, pimenta, noz moscada limão.

Massa: fiz a massa fresca usando sémola de trigo integral da marca "cem por cento", fiz a receita normal com um ovo por cada 100g de farinha e juntei noz de moscada.

Recheio: cozi a pescada em água aromatizada com dentes de alho e pimenta preta em grão; refoguei em azeite o alho francês picado com uma pitada de açafrão, juntei um pouco de cenoura e de courgete raladas e o peixe lascado, temperei com sal, pimenta e sumo de limão.

Molho béchamel: fiz o molho com azeite em vez de manteiga e metade de leite metade de água de cozer o peixe.

Montei as camadas da lasanha polvilhando entre elas com um pouco de mozarella ralada e polvilhei no fim com parmesão ralado.

Acompanhei com salada de alface temperada com azeite e balsâmico e polvilhada com nozes.

salada de beterraba com molho de noz

Vi esta receita do Mark Bittman e decidi experimentar. Delicioso!

Beterraba para salada: assar no forno as beterrabas inteiras embrulhadas em papel alumínio por cerca de uma hora; desembrulhar e retirar cuidadosamente a pele e qualquer parte mais dura; deixar arrefecer ou guardar no frigorífico; cortar em cubos.

Molho de noz: fritar em azeite 6 dentes de alho, em lume brando até ficarem dourados; juntar meia chávena de nozes e uma pitada de sal e deixar fritar mais um pouco, sempre com lume brando; deitar num copo misturador com meia chávena de sumo de laranja; triturar um pouco até ficar uma mistura que mantenha o crocante das nozes.

Envolver a beteraba no molho e polvilhar com salsa picada.